terça-feira, 20 de novembro de 2012

Google Goggles confunde a mente


A Internet, pela maioria dos especialistas, é considerado ainda em sua infância. Para o usuário comum, isto pode parecer uma afirmação ridícula. Usuários são tão dependentes da Internet no mundo de hoje que quase podemos ver a catástrofe que vai acontecer se por algum motivo a Internet deixa de existir. Na verdade, com a maioria dos bancos, organizações governamentais e cargas de outras empresas de serviços públicos básicos que oferecem serviços na Internet, ele realmente faz pensar como as pessoas podem considerar esta rede gigantesca para a sua infância.

No entanto, permanece o fato de que a Internet é, de fato, em sua infância, e do verdadeiro potencial da Internet pode ser francamente assustador. Com filmes como Inimigo do Estado e dos olhos da águia dando-nos um vislumbre do poder da Internet, ele pode ser facilmente visto o quanto a tecnologia pode desenvolver.

Trazendo o mundo de Hollywood para o utilizador comum é algo que o Google, o motor do mundo, o maior de pesquisa, e o site mais popular na Internet, tinha tentado fazer. Até à data, os usuários que queriam procurar por conteúdo na internet teve que abrir um motor de busca e digite o que eles queriam procurar na caixa de pesquisa. Enquanto isso foi o que normalmente a maioria dos motores de busca oferecido, o Google deu um passo além da introdução de pesquisa de voz, e as consultas telefônicas. No entanto, em sua mais recente tentativa de tornar a vida mais fácil para os usuários da Internet, o Google está tentando fazer algo notável.

Eles desenvolveram um programa que permite pesquisar o uso de imagens como o termo de pesquisa. Os usuários podem simplesmente fazer o upload de uma foto e obter todas as informações sobre essa imagem, se ela existe no banco de dados do Google. Claro, isso pode não significar cada imagem, mas com uma base de dados de quase 8 mil milhões de imagens, do Google Goggles "", como o programa é chamado, pode identificar a maioria dos livros, lugares, logotipos, marcos populares e muito mais.

VP do Google de engenharia, Vic Gundotra afirma que o Google está tentando fazer um banco de dados de tal forma que qualquer usuário de upload de imagem podem ser identificados por eles. "O nosso objectivo é ser capaz de identificar qualquer imagem", disse ele. "Ele representa nossos primeiros esforços no campo de visão de computador. Você pode tirar uma foto de um item, use essa imagem de tudo o que você toma como a consulta."

Este projeto incrível ainda é no Google Labs, como é claro, há um pouco de limitações ainda a ser superado. O programa não reconhece todas as fotos, eo trabalho tem que ser feito sobre esse aspecto. Além disso, o reconhecimento facial não está presente, então carregar fotos de pessoas não lhe dará nenhum resultado. Embora a tecnologia de reconhecimento facial está presente, o Google decidiu não incluir esse recurso em seu programa por razões de segurança, dizendo: "Nós temos a tecnologia para fazer o reconhecimento facial subjacente, mas decidiu adiar até que salvaguardas estão no lugar." E, claro, o mais popular o item em questão é, o que é mais fácil para o Google Goggles para reconhecê-lo. Este novo precisa ser trabalhado. Então, isso pode ser ainda algum tempo longe dos usuários médios.

Mas, tudo dito e feito, o produto funciona, e funciona maravilhosamente bem com isso. Google Goggles vai certamente vir a ser a próxima grande coisa, não só no mundo da informática, mas na vida cotidiana de uma pessoa média também. O produto foi demonstrado com exemplos do mundo real, usando um telefone celular e um desempenho excepcionalmente bom.

Com este novo programa, o Google acaba cimentou a sua autoridade na web como o motor de busca número um. Não que ele precisava fazer isso, mas graças às pessoas inovadoras no Google Labs, buscando a Internet vai se tornar muito grande muito mais fácil. Com este novo recurso, a ser referido como a busca pela visão, o Google deu o ditado "Uma imagem vale mais que mil palavras" um significado literal....

Nenhum comentário:

Postar um comentário