terça-feira, 20 de novembro de 2012

Para Firewall ou Não Firewall - que realmente é a questão


Em meus anos de trabalho como um suporte de TI especialista, uma das maiores frustrações de usuários de internet típicas é que o software de firewall que têm instalado "quebra" o seu acesso à internet. Especialmente dial up usuários.

Se é o Norton Internet Security, McAfee Centro de Segurança ou qualquer outro software de firewall de terceiros, as configurações individuais para que o software pode (e, eventualmente, vai) desligar completamente o seu acesso à internet.

Os sintomas mais comuns desta é obter o "a página não pode ser exibida" mensagem no Internet Explorer ou uma mensagem de erro 'timeout' no Outlook Express ou Outlook.

O que normalmente acontece é que o software de firewall irá fazer uma atualização automática (especialmente se ele faz parte de uma 'suite'; uma combinação de software antivírus e firewall, por exemplo). A atualização solicitará a reinicialização do computador, e após reiniciar, você não será capaz de acessar a internet ou receber e-mail.

Um firewall é uma parte importante de proteção do sistema. Especialmente para uma pessoa que usa uma conexão dial-up. Ele bloqueia as tentativas de qualquer pessoa na Internet tentando se conectar ou acessar seu sistema sem a sua permissão. O firewall também deve pedir a sua permissão - que você pode conceder permanentemente, estabelecendo uma exceção - para permitir conexões que você precisa para programas como messenging e-mail, instant ou jogos. Além disso, eles podem fornecer alguma proteção contra vírus e trojans.

No entanto, quando os blocos de firewall sua capacidade de acessar a internet, então é ultrapassado sua utilidade. Se você não pode começar a qualquer site ou receber e-mails e você não tem certeza do que está acontecendo, aqui está o que fazer - curto de ligar para o suporte técnico do seu provedor ou desligar o firewall completamente.

Firewall do Windows

Incluído no Service Pack 2 do Windows XP, a Microsoft tem um aplicativo embutido chamado Firewall do Windows. Por padrão, esse firewall está ativado quando a instalação do SP 2 está concluída.

Para acessar o Firewall do Windows, vá para o menu Iniciar, abra o Painel de Controle e clique em Firewall do Windows.

Se o Firewall do Windows está bloqueando o Internet Explorer, você poderá receber um alerta de segurança indicando como é o caso. Se assim for, clique em Desbloquear na caixa de diálogo, e seu problema deve ser resolvido.

No entanto, se você não pode usar o Internet Explorer e não recebem um alerta de segurança, uma melhor curso de ação é abrir o Windows Security Center - o melhor é ter certeza de que você está logado como administrador ao fazer isso - e clique no link Firewall do Windows para que você possa gerenciar suas configurações de segurança.

No Firewall do Windows, clique na guia Exceções. Isto mostra a lista de programas e serviços que o Windows Firewall não irá bloquear. Se o Internet Explorer não está na lista, clique no botão Adicionar Programa e use o botão Procurar para encontrá-lo. (O arquivo iexplore.exe deve estar localizado em C:. PROGRAMA FilesInternet EXPLORER) Destaque-o e clique em OK, em seguida, clique em OK mais uma vez.

Firewalls de terceiros

Se você tiver instalado outro firewall, o processo de instalação mais do que provavelmente irá pedir-lhe para desligar o firewall do Windows, ou pode automaticamente desativar o Firewall do Windows.

Como mencionado, a instalação de um firewall de terceiros, mesmo que seja apenas um firewall de entrada, que é parte de outro programa, resultará na desativação do Firewall do Windows. (Se isso não acontecer automaticamente, ou se você não for solicitado a fazê-lo, você deve desativar o Firewall do Windows, porque na maioria dos casos é melhor ter apenas um firewall em execução ao mesmo tempo.) Uma vez que o firewall está instalado e ativado, Se você encontrar um problema usando o IE, verifique as configurações de segurança.

Eu não vou entrar em alterar as configurações específicas dentro Norton ou McAfee já que é um artigo por si só. Basta dizer que a "ajuda" área do próprio software deve ser bastante útil.

A maneira mais fácil de descobrir se o seu software de firewall está causando o problema é o botão direito no ícone do programa na bandeja do sistema da barra de tarefas e incapacitante ou desligá-lo completamente e ver se isso resolve o problema.

Conexões de alta velocidade

Normalmente, os usuários que acessam a internet através de uma velocidade de conexão DSL de alta (Digital Subscriber Line) não têm de se preocupar tanto com o software de firewall. A razão para isto é que uma ligação de DSL típica envolve o uso de um modem, que actua como um servidor de DHCP. Este modem funciona como um firewall de hardware utilizando NAT (Network Address Translation). Simplificando, o computador que você está usando é atribuído um endereço IP privado (digamos 192.168.0.5) eo modem está usando um endereço IP que é atribuído pelo ISP.

Vamos dizer que você tem uma instância do Internet Explorer aberto e você digitar "http://www.yahoo.com" na barra de endereços. O computador irá enviar uma mensagem para o modem DSL solicitando as informações do site yahoo. O modem DSL irá retransmitir o pedido para o servidor web em yahoo.com e receber uma resposta. Uma vez que esta resposta é recebida, o modem vai determinar o computador (yours. .. 192.168.0.5) enviou o pedido, e vai transmitir as informações do Yahoo para ele. Isso tudo acontece em questão de segundos.

Eu recomendaria que os usuários de conexões de cabo usar algum tipo de software de firewall desde que o computador que está usando está diretamente conectado à internet. A não ser é claro que você tem mais de um computador em casa e você estiver usando um roteador.

Atualize sua proteção contra vírus

Se um firewall detecta um risco de segurança, como uma representada por um vírus ou worm, ele pode impedir que um usuário de ir on-line através do IE. É por isso que é muito importante para manter o seu programa antivírus atualizado. Quando você atualiza o seu programa antivírus, você está ficando no topo das definições de vírus o programa usa para identificar as últimas ameaças de vírus.

Claro, o ideal é fazer isso em uma base regular, de modo que o sistema não se infectar. Mas se você encontrar o acesso ao IE bloqueado e aprimorando as configurações do seu firewall não funciona, o problema pode realmente ser um vírus. Uma solução é ir em linha com um computador diferente e visite o site do fabricante do seu programa antivírus. Faça o download das últimas definições para um CD e, em seguida, insira o disco no computador com o IE não funcionante.

Uma vez que você carregar as novas definições, inicializar um sistema de varredura completa com seu programa antivírus e, em seguida, usar um assistente de reparação ou ferramenta de nome semelhante para corrigir quaisquer riscos de segurança que são encontrados. Reiniciar o sistema, e você deve ser capaz de lançar o IE....

Nenhum comentário:

Postar um comentário